Pages

domingo, 30 de novembro de 2014

Dando um basta no romantismo

Eu acreditava . Na verdade, sempre acreditei . Eu acreditava em romance, amor eterno, amor da vida, gente que fica juntinha até depois do fim . Eu acreditava em príncipes, princesas, contos de fadas, mundo cor de rosa . Sabe, eu sempre acreditei nessas coisas . Até que . Tem coisa que não volta, por mais que a gente queira . Você pode até tentar voltar o disco, repetir a música, insistir na letra, cantar o mesmo refrão por mil e um minutos, fechar os olhos . Tem sentimento que não volta . Mesmo que você se esforce, recorde, tente voltar a página, refrescar o coração . Alguns sentimentos são bem pontuais : Chegam, esperam pra ver se devem ficar e decidem partir ou continuar .
Tem música que não volta . Tem som que não volta . Tem amor que não volta . Tem momento que não volta . Tem palavra que não volta . Tem grito que não volta . Tem silêncio que não volta . Tem beijo, tem abraço, tem oportunidade, tem tempo, tem até vida que não volta . E tem a gente que se perde no meio de tudo isso, com um coração cheio de sentimentos, uma cabeça cheia de sonhos e uma realidade cheia de tristeza .
Tenho visto coisas tão feias . Pessoas pequenas . Histórias que parecem não existir . Mas elas existem, sim . Não faziam parte do meu mundo encantado, mas existem . Não sou uma pessoa muito boa para dar conselhos, pois sempre sigo o meu coração . A gente não pode esquecer que tem cabeça, cérebro, que pensa, que a razão nos puxa pelo pé ao anoitecer . Mas eu insisto em coisas que não fazem nenhum sentido, inclusive em esquecer que a razão existe e nos bate forte na cara . Tenho aquela ideia boba de ter uma casinha bonita, um trabalho que eu adore, alguma coisa que me inspire e um amor que me entenda . Sou o tipo de pessoa que chega na frente do Poço dos Desejos, fecha os olhos, pede baixinho : ‘Insira seu pedido/desejo’ (O meu é …………………………………………..) e atira a moedinha na água, acreditando fortemente naquilo tudo . Sou assim, desculpa . Tenho essa anomalia emocional, essa deficiência no coração . Não penso, só sinto . E isso me custa caro, muito caro .
Eu dizia que andava vendo coisas feias . Desculpa de novo, mas tem coisa que não cabe em mim . Não consigo acreditar, desculpa, não consigo . Desculpa, não vou mais me desculpar nem tentar ser o que não sou . Desculpa, eu sou assim, continuo do mesmo jeito, sigo acreditando naquelas coisas tão bonitas, tão puras, tão minhas, tão suas . Mas estou perdendo a fé no romantismo . Juro, eu tô matando isso em mim bem devagar . Como pode, como é que pode as pessoas não perceberem que o amor é uma coisa tão essencial ? Me explica isso . Uma amiga ligou contando coisas que se fosse comigo, sei lá . Sabe ? Sei lá . Pelo que entendi, ela estava conversando com o namorado e lá pelas tantas ele disse que ‘o amor é aqui (E apontava para a cabeça), assim como o sexo, assim como tudo mais . É tudo aqui ó (na cabeça), o coração é apenas um músculo’ . Ela ficou chocada . O amor não é aqui, nem na minha cabeça nem na sua . O coração é um músculo, sim, mas o amor vem de dentro, minha gente . E não é da cabeça, pois se o nosso lado racional controlasse tudo é evidente que controlaria nossas vontades, ímpetos, impulsos e, é claro, nosso sentimento mais nobre . Não tem como fugir do amor, a cabeça não domina, não controla, não consegue domar . Outra amiga contou que estava em um momento de romance com o marido e fez aquela pergunta boba que as mulheres adoram fazer você-me-ama e ele olhou pra ela e perguntou : ‘Você se ama ? Tem certeza disso ? Porque a gente tem que se amar, o amor-próprio é o amor mais importante’ . Que coisa horrível . Que coisa horrível . Que coisa horrível . Todo mundo sabe que pra amar alguém a gente tem que se amar . Lembro sempre da aeromoça : ‘Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente à sua frente . Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado’ . Para ajudar alguém a gente precisa estar bem . Simples assim . Para amar alguém a gente precisa ter amor pra dar . E só tem amor pra dar quem se ama .
As pessoas não pensam em como uma coisa dita pode ferir a outra pessoa tão fundo, mas tão fundo que lateja loucamente nos dias chuvosos . A gente devia pensar muito antes de dizer coisas que machucam . Ou pelo menos se arrepender verdadeiramente . Devia ser proibido magoar quem amamos . As pessoas não se dão conta que magoando um amor estão magoando a si mesmas . Por essas e por outras, queria ser menos emotiva . Espero conseguir um dia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário